sábado, 20 de outubro de 2012

Pártenon


O primeiro templo que se construiu, entre os anos 447 e 432 a.C., foi também o templo maior. Erigiu-se em honra de Atena Parthénos (donde procede o termo «Pártenon»). Péricles encomendou a direção dos trabalhos e a realização das estátuas ao grande escultor Fídias.
O arquiteto Ictínio e o seu ajudante Calícrates construíram o templo segundo os cânones da ordem dórica, embora o edifício tenha proporções mais grandiosa que os outros templos deste estilo.
A construção completamente realizada em mármore branco, apresenta dezassete colunas nos lados e oito nas duas partes frontais e eleva-se sobre uma base de três degraus (crepidoma). No seu interior, a cela estava rodeada por uma colunata de ordem dórica em três dos seus lados, com colunas acrescentadas em dois deles.
Ao fundo deste recinto erigia-se com solenidade a estátua da deusa, que é uma das mais bonitas obras de Fídias. A sensação de harmonia produzida pela construção deve-se ao facto de as proporções entre as suas diferentes partes serem baseadas numa relação matemática. Também é admirável a beleza das suas colunas.

Sem comentários:

Enviar um comentário