sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Urubu Malandro

Engenharia genética de bebés é uma "obrigação moral"

Utilizar a engenharia genética para evitar o nascimento de potenciais psicopatas ou alcoólicos é a ideia defendida por Julian Savulescu, um reputado professor da Universidade de Oxford, num artigo publicado na última edição inglesa da "Reader's Digest".
A engenharia genética é proibida por lei, para evitar que se repitam práticas discriminatórias, semelhantes às dos movimentos eugenistas, desenvolvidas pelos nazis na Segunda Guerra Mundial, que agora teriam um potencial muito maior devido ao avanço da ciência.
O académico chama contudo a atenção que estamos no meio de uma revolução genética e que cada vez se está a perceber melhor como certos marcadores genéticos dos embriões sugerem futuras característica de personalidade, argumentando que se deveriam utilizar esse conhecimento para criar uma futura sociedade mais inteligente e menos violenta
.

Ler aqui

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A verdadeira tragédia do aborto

Na República Dominicana, no mês passado, uma adolescente grávida que sofria de leucemia viu adiada a sua quimioterapia, porque os médicos receavam que o tratamento pudesse terminar a gravidez e assim violar a rígida lei antiaborto do país. Depois de conversações entre médicos, advogados e a família da rapariga, a quimioterapia foi iniciada, mas não antes de ter sido mais uma vez dada atenção à rigidez das leis do aborto em muitos países em desenvolvimento.
O aborto recebe cobertura extensiva dos meios de comunicação nos países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos, onde os republicanos têm usado a sua oposição ao tema para reunir votantes. Recentemente, a campanha para a reeleição do Presidente Barack Obama contra-atacou, lançando um anúncio televisivo onde uma mulher diz que é “um tempo assustador para se ser mulher”, porque Mitt Romney disse que apoia a criminalização do aborto.

Ler Aqui